O cadastro positivo divide as pessoas, principalmente pela preocupação de ter seus dados expostos. Muita gente ouve falar no cadastro negativo, e quem nunca conheceu alguém, ou é esse alguém que teve o nome negativado no serasa ou scpc.
Mas também é possível estar bem nessas empresas. Por isso entenda o que é o cadastro positivo, como tudo funciona e os perigos.
O Score
Primeiro é importante entender o Score, essa é a pontuação que todas as pessoas possuem no serasa e scpc. E como o seu CPF é avaliado por elas em relação a como você paga suas contas. Tecnicamente quem é bom pagador tem score alto e quem paga contas atrasadas ou fica inadimplente tem o score baixo.
Empresas e bancos tem acesso a esse seu score, então se você está com ele alto, as chances de conseguir um empréstimo serão altas, por exemplo, do que se você estivesse com o score baixo.
Como é o cadastro positivo
Com o objetivo de ajudar as pessoas a aumentar o score, foi criado o cadastro positivo. Pode ser feito tanto no serasa quanto no scpc. No caso a pessoa autoriza que suas contas pagas sejam registradas pelo cadastro. Ou seja, as empresas tem acesso a essas informações.
Perigos
O maior e mais temido perigo em relação ao cadastro positivo é ter seus dados expostos. Mesmo com tudo que é dito pelas empresas responsáveis por esse serviço, ainda corre essa insegurança.
O perigo caso venha a acontecer de seus dados serem expostos é seu CPF ser usado para aplicação de golpes ou compras que ficam com a dívida no seu nome. Até o momento não foi registrado casos de pessoas que tiveram os dados expostos pelo cadastro positivo.
Mas sabemos que hackers possuem esse tipo de informação como alvo. Na tentativa de se beneficiar usando diretamente essas informações ou vendendo a terceiros.
Vantagens X Desvantagens
Entre as vantagens estariam que o seu score, ou seja, a sua pontuação como pagador aumentariam. Consequentemente facilita que a pessoa consiga também adquirir um cartão de crédito com um limite mais generoso.
Uma das vantagens é que é um serviço gratuito e se não gostar você pode cancelar o seu cadastro. As empresas também garantem que os dados não serão expostos nem usados indevidamente.
Entre as desvantagens é que não está assegurado que quem tem cadastro positivo vai de fato conseguir pagar juros menores em compras de cartão de crédito. Além de que existem relatos de que o score na verdade baixou após ser feito o cadastro.
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet